terça-feira, 11 de março de 2014

MESA DE JANTAR


É preciso ser realista com as medidas e optar por móveis que não atrapalhem o espaço de circulação


Mesa de jantar é sempre bem-vinda. Afinal, é nela que são servidas as refeições e onde se coloca o papo em dia com a família e amigos. Se a sua casa ou apartamento é muito pequeno, não desanime. De acordo com a arquiteta e a designer, é sempre possível anexar o móvel ao projeto.
A solução é ser realista e levar em conta o espaço que tem. Não adianta uma mesa enorme em um lugar em que não se consiga circular e, muito menos, “espremer” muitos convidados em uma pequena. Se servir apenas para colocar pratos (sem travessas, panelas e bandejas), é necessária largura mínima de 80 cm para dispor um na frente do outro. O comprimento mínimo para duas pessoas se sentarem lado a lado é de 1,10 m.

É fundamental pensar no espaço de circulação. Contando o tamanho da mesa com as cadeiras encostadas nela, deve sobrar pelo menos 55 cm ao redor. No caso de modelos redondos, atenção redobrada. “Esse tipo de mesa demanda muito espaço de circulação, ocupando um espaço importante principalmente em ambientes pequenos”, disse a arquiteta, que recomenda uma pequena quadrada.
Uma boa pedida para ganhar assentos é optar por cadeiras de um lado e banco do outro. “No caso do banco, lembre-se de deixar um espaço considerável para que os pratos e os braços não esbarrem”, disse a designer de interiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário